como ter um bom laboratório na escola
builderall

Pode ser que você ainda não tenha a Sua Escola Técnica simplesmente por achar que montar um laborátorio exigido pelo MEC seja extremamente complicado.


E na verdade não é!! Contudo exige planejamento estratégico e eficiência na gestão de recursos. As dicas que vou te passar aqui serão de grande valia e acredite funcionais, pois eu mesma apliquei-as em minha escola.


Primeiro, avalie os custos operacionais e identifique áreas onde é possível economizar sem comprometer a qualidade. Liste tudo o que é importante e que a escola precisa ter, além de verificar a possibilidade de solicitar para que o próprio aluno tenha, uma vez que, ao serem técnicos formados, também precisarão ter em mãos como ferramentas de trabalho rotineiros para a atender ao mercado de trabalho.


Busque parcerias com empresas e instituições que possam oferecer doações ou equipamentos a preços reduzidos. Lembro de uma situação em que o professor pediu um determinado equipamento para o laboratório e o financeiro não liberou. Não desistimos do equipamento, simplesmente buscamos o mesmo equipamento em empresas parceiras!! E conseguimos grandes doações, mesmo sendo escola particular!!


Considere a implementação de projetos que gerem receita adicional, como cursos de extensão e workshops pagos. Eventos são uma grande forma de arrecadar verba a ser utilizado em melhorias na unidade escolar, além de promover a escola para a comunidade e futuros alunos!


Invista em capacitação de professores para otimizar o uso dos recursos disponíveis. Muitas vezes precisei dar solução fora da caixa para solucionar a questão do laboratório. Professores antigos precisam ser atualizados com novas possibilidades, e ferramentas!! Até mesmo ferramentas virtuais que hoje em dia são mais baratas e agregam atualizações mais rapidamente!! Educação digital, realizada virtual aumentada podem ser soluções econômicas e viáveis!!!


Realize manutenções preventivas nos equipamentos para prolongar sua vida útil e evitar gastos desnecessários. Ensinar não só os professores e os alunos a olharem preventivamente para os equipamentos não é só uma questão de economia, mas um conteúdo atitudinal a ser ensinado!! Quem é que não quer contratar um futuro profissional cuidadoso e preocupado com os equipamentos que a empresa tem?


Por último mas não menos importante: explore oportunidades de financiamento governamental ou privado. Com uma gestão financeira eficiente e criativa, é possível superar desafios e garantir um laboratório bem equipado.