elaborar apostila
Muitas pessoas que chegam até minha pessoa e sabem da minha experiência em montar cursos técnicos e ajudar a pessoas a terem a Sua Escola Técnica me perguntam: COMO ELABORAR UM BOM MATERIAL APOSTILADO? Qual o custo? Já tem pronto pra comprar?
A minha resposta é sim até tem material pronto, mas eu indico que você tenha o seu próprio material didático e saiba que não é difícil elaborar não!
Quando eu comecei a minha Escola Técnica eu pedia para o próprio professor contratado da matéria, fazer um copilado de textos que seriam utilizados durante o período letivo, assim eu já adiantava a organização, impressão e entrega para os alunos de modo que no primeiro dia de aula os alunos estivessem com o material que o professor utilizaria em sala de aula facilitando para todos, professor, aluno e escola!! Além de mostrar muita organização, o aluno se sentia atendido e a escola podia ganhar um á mais pela organização e impressão do material!! CAIXA É REI no negócio! E toda entrada vale!
Elaborar um bom material apostilado para uma escola técnica requer uma abordagem estratégica e cuidadosa. Primeiro, identifique o que seus alunos esperam e quais as necessidades específicas: textos, resumos, exercícios para que o aluno consiga identificar conteúdos aprendidos e possa ter o que estudar se faltar da aula, garantindo que o conteúdo seja relevante e acessível.
Planeje a estrutura do material de forma lógica, com capítulos bem definidos e um fluxo coerente de informações. Use uma linguagem clara e objetiva e inclua exemplos práticos, exercícios que facilitem a compreensão e a aplicação dos conceitos, além de muita imagem, recursos gráficos, como diagramas e tabelas, para ilustrar pontos importantes.
Inclusive você pode acrescentar links e QRcodes de modo a facilitar o acesso a vídeos gravados pelo professor ou não sobre o assunto do capítulo!
Revise e atualize o material regularmente para mantê-lo atualizado. Por fim, solicite feedback dos alunos e instrutores para identificar áreas de melhoria.